Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

Potencial de voto x Intenção de voto

30/10/2015

Potencial de voto e rejeição – avalia individualmente cada candidato e mostra o quanto o eleitor pode ou não votar em um candidato, independente de ser a sua escolha final de voto e de concorrentes que enfrentará. É mais abrangente do que a intenção de voto, pois revela o potencial máximo de voto que cada candidato pode ter. Mede a força de cada um, assim como os seus limites e o nível de desconhecimento. O potencial de voto é mensurado quando o eleitor é confrontado com a pergunta “Para cada um dos possíveis candidatos a presidente/governador/prefeito, gostaria que dissesse qual dessas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”? Diria que “Com certeza votaria nele para presidente/governador/prefeito”, “Poderia votar nele para presidente/governador/prefeito”, “Não votaria nele de jeito nenhum para presidente/governador/prefeito” ou “ Não o conhece o suficiente para opinar”.


Intenção de voto – Diferente do potencial de voto, esse indicador revela a intenção de voto que o eleitor tem se a eleição fosse no momento em que a pesquisa é realizada.  Neste caso, a avaliação do eleitor é comparativa entre os candidatos. Para a intenção de voto, utilizamos duas medidas: a espontânea e a estimulada. No caso da pergunta espontânea, o eleitor diz espontaneamente em quem pretende votar, sem nenhum estímulo. Mostra uma intenção de voto mais firme. A pergunta feita é a seguinte: “Se a eleição fosse hoje, em quem votaria para presidente/governador/prefeito?”. Na pergunta estimulada, o eleitor aponta o candidato que votaria naquele momento em um disco que contém o nome de todos os candidatos que concorrem ao pleito. Exemplo: Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes (disco), em quem votaria?

Até aproximadamente seis meses antes da eleição, os candidatos testados nesse tipo de pergunta estimulada são definidos em parceria entre o IBOPE Inteligência e o contratante da pesquisa em razão do cenário político do momento e do objetivo da pesquisa. Após a definição oficial das candidaturas, todos os candidatos são incluídos na pesquisa.