Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

 Pezão permanece na liderança da disputa no Rio de Janeiro

20/10/2014

​Na segunda pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência no Rio de Janeiro, a pedido da TV Globo, o atual governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), permanece na liderança com 46% das intenções de voto no segundo turno (um ponto percentual a mais do que na pesquisa anterior). Já Marcelo Crivella (PRB) tem 2 p.p. a menos do que o observado na primeira pesquisa: 36%. Desse modo, a vantagem de Pezão sobre Crivella, que era de 7 p.p., passa a ser agora de 10 p.p. Brancos e nulos totalizam 13%, enquanto indecisos correspondem a 5% dos entrevistados.

VOTOS VÁLIDOS: LUIZ FERNANDO PEZÃO 56% X MARCELO CRIVELLA 44%

Levando-se em conta somente os votos válidos, isto é, excluindo o percentual de indecisos e de intenção de voto em branco ou nulo, Pezão tem 56% (2 p.p. a mais do que na semana passada) e Crivella tem 44% (oscilação negativa de 2 p.p.). 

Destaque por segmentos

Luiz Fernando Pezão se destaca positivamente nessa rodada entre eleitores com renda familiar superior a cinco salários mínimos (crescimento de 4 p.p: 53% dos votos totais e 64% dos votos válidos) e entre aqueles com curso superior (4 p.p. a mais: 50% das intenções de voto total e 60% dos votos válidos). Embora tenha sofrido queda de 4 p.p. entre eleitores mais velhos (55 anos e mais), permanece se destacando nesse segmento com 50% das menções totais (63% dos válidos). Por outro lado, o atual governador tem menos simpatizantes entre os eleitores mais jovens (grupo entre o qual tem 37% das intenções de voto total e 45% dos válidos).

Crivella, por sua vez, se destaca positivamente entre os mais jovens, segmento no qual tem 44% das menções totais (2 p.p. a mais) e 55% dos votos válidos. Seu pior desempenho se dá entre os mais velhos (30% de intenções de voto total, 3 p.p. a menos do que na última pesquisa, quando teve 37% dos votos válidos).

Intenção de voto espontânea

Espontaneamente, ou seja, quando não é apresentado o disco com os nomes dos candidatos, o peemedebista é lembrado por 43% dos eleitores fluminenses (crescimento de 3 p.p.), enquanto o candidato do PRB é mencionado por 34% (oscilação negativa de 2 p.p.). Aqueles com intenção de votar branco ou nulo somam 13%, enquanto 10% não sabem ou não opinam.

Expectativa de vitória

Pezão é apontado por 54% dos entrevistados como o candidato que, em sua percepção, será eleito governador no dia 26 de outubro (3 p.p. a mais que na semana anterior). Outros 32% creem na vitória de Crivella (queda de 3 p.p.). Não opinam a respeito 14%.

Intenção de voto para presidente

No Rio de Janeiro, a atual presidente e candidata à reeleição Dilma (PT) apresenta 48% das intenções de voto (2 p.p. a mais do que na semana passada), enquanto o senador Aécio Neves (PSDB) tem 37% (3 p.p. a menos). Eleitores fluminenses com intenção de anular o voto ou votar em branco são 11%, enquanto 4% estão indecisos.

Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem 56% e Aécio 44% (na semana passada eram, respectivamente, 53% e 47%).

Avaliação da atual administração

A avaliação da atual administração de Luiz Fernando Pezão mantém-se estável em relação ao último levantamento: 37% a consideram regular, 33% ótima ou boa e 18% ruim ou péssima. A gestão atual é aprovada por 50% e desaprovada por 34%.

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados.

 

Rodada atual                         Histórico de Rodadas


                       

  

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de outubro de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 2002 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela Globo Comunicação e Participações S/A.
Registro: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob registro nº RJ-00073/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-01137/2014
Data de Publicação:21/10/2014