Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

 No Paraná, Beto Richa segue na liderança. Ocorrência ou não de segundo turno ainda é incerta

19/09/2014

​Em nova pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência no Paraná, a pedido da TV Paranaense, o atual governador Beto Richa (PSDB) se mantém em primeiro lugar na disputa pelo Governo do Estado com 47% das intenções de voto, 3 pontos percentuais (p.p.) a mais em relação à pesquisa passada. Em segundo lugar aparece Requião, candidato pelo PMDB, com 30% das respostas (2 p.p. a mais que na última pesquisa). Já a candidata petista, Gleisi Hoffmann, aparece na terceira posição com 12% das menções (oscilação negativa de 2 p.p.), enquanto os demais candidatos juntos obtêm 2% das respostas (Bernardo Pilotto, do PSOL; Geonisio Marinho, do PRTB; Ogier Buchi, do PRP; Rodrigo Tomazini, do PSTU; Tulio Bandeira, do PTC). As intenções de voto em branco ou nulo totalizam 4% e os indecisos correspondem a 5% das respostas.

Ainda não é possível dizer, neste momento, se haveria ou não segundo turno se a eleições fossem hoje, uma vez que a proporção de menções a Beto Richa (47%) é muito próxima à soma das menções aos seus concorrentes (44%).

Destaque por segmentos
Beto Richa cresce de forma mais expressiva entre os eleitores que tem renda familiar de até 2 salários mínimos (de 37% para 45%) e entre os que tem de 35 a 44 anos de idade (de 35% para 48%). O grupo com maior proporção de simpatizantes do atual governador é o de eleitores mais idosos (55 anos e mais), entre os quais as intenções de voto em Beto Richa atingem 52%.

Requião, por sua vez, encontra mais adeptos entre os eleitores mais jovens e apresenta agora 35% das intenções de voto neste segmento (crescimento de 12 p.p.), enquanto as menções a Richa e Gleisi Roffmann caem, respectivamente, 4 p.p. e 5 p.p. neste grupo.

Intenção de voto espontânea
Quando os entrevistados não têm o auxílio de um disco com os nomes dos candidatos ao Governo, Beto Richa é citado por 36% dos entrevistados (contra 31% na pesquisa anterior), Requião vai de 18% para 21% das menções espontâneas e Gleisi Hoffmann é lembrada por 7% (contra 8% na última pesquisa). Já 28% dos eleitores paranaenses não sabem responder à pergunta espontaneamente (eram 35% na última pesquisa).

Segundo turno
A pesquisa também contempla três simulações de segundo turno. Se a disputa ficasse hoje entre Beto Richa e Requião, o atual governador seria reeleito com 54% das intenções de voto, contra 36% de Requião (na última pesquisa Richa tinha maior vantagem, os percentuais eram 51% e 35%). Na simulação em que Richa é confrontado com Gleisi Hoffmann, o peessedebista recebe 60% das respostas, enquanto a petista obtém 27% (em relação à pesquisa anterior Richa cresce 4 p.p. e Hoffmann oscila 1 p.p. para menos). Já em um embate direto entre Requião e Hoffmann, o ex-governador venceria com 51% das intenções de voto, contra 30% da ex-ministra da Casa Civil (na medição anterior Requião tinha 47% contra 31% de sua adversária).

Expectativa de vitória
Observa-se tendência de aumento da crença do eleitorado na reeleição de Richa, independentemente das intenções de voto: de 49% na primeira pesquisa, para 54% na segunda e 58% na atual rodada. Outros 19% apostam que Requião voltará ao cargo nesta eleição (2 p.p. a menos que na pesquisa passada).

Rejeição
O índice de rejeição de Richa permanece o mesmo da última rodada: 15%; é o menor índice entre os três candidatos com mais intenções de voto. Requião é citado por 23% e Gleisi Hoffmann por 24% dos entrevistados, como candidatos em quem eles não votariam de jeito nenhum (o índice da petista oscila positivamente 3 p.p. desde a última pesquisa). Nesta pergunta, em que os entrevistados poderiam citar mais de um nome, 23% não sabem ou preferem não opinar.

Intenção de voto para o Senado
Não há alterações significativas na disputa pela vaga de Senador pelo Paraná: Álvaro Dias, candidato à reeleição pelo PSDB, segue na liderança isolada com 64% das intenções de voto. Os demais candidatos, obtêm até 6% das menções, cada. As intenções de voto em branco ou nulo somam 9% e os indecisos correspondem a 13% das respostas.

Quando a pergunta é espontânea, 46% dos eleitores do Paraná não sabem dizer em quem votariam para o Senado se as eleições fossem hoje (na última pesquisa eram 60%). O candidato Álvaro Dias recebe 36% das menções (crescimento de 10 p.p. desde a pesquisa anterior), enquanto os demais candidatos são citados por até 3% do eleitorado cada.

Intenção de voto para presidente
Entre o eleitorado paranaense, a candidata pelo PSB, Marina Silva, cai 5 p.p. e volta ao mesmo percentual de intenções de voto registrado na primeira pesquisa realizada após o anúncio da sua candidatura (29%). A presidente Dilma (PT) oscila 1 p.p. para mais e tem agora o mesmo percentual que Marina (29%), enquanto o senador Aécio Neves (PSDB) cresce 6 p.p. e apresenta 28% das menções no Paraná. Os indecisos correspondem a 6% e as intenções de voto em branco ou nulo a 5% dos entrevistados.

Nas respostas espontâneas, Marina é citada por 24% dos eleitores e Dilma e Aécio recebem 23% das respostas, cada. Em relação à última pesquisa, Marina cai 3 p.p.; Dilma oscila negativamente 1 p.p. e Aécio cresce 6 p.p. Os que não sabem ou preferem não responder a esta pergunta totalizam 22% (contra 26% na pesquisa anterior).

Avaliação da atual administração
Quase metade dos eleitores paranaense (47%) avaliam positivamente o governo de Beto Richa (ótimo ou bom). Sua administração é considerada regular por 37% dos entrevistados, enquanto 14% a consideram ruim ou péssima. A maioria do eleitorado (59%) segue aprovando a maneira como Richa vem administrando o Paraná, enquanto 30% a desaprovam. Não há variações significativas na avaliação do governo em relação à pesquisa passada.

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados.

 

Rodada atual                         Histórico de Rodadas


                       

  

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 1204 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A.
Registro: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sob registro nº PR-00037/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00685/2014.
Data de Publicação:20/09/2014