Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

 Na Bahia, Paulo Souto segue na liderança, porém Rui Costa cresce de 15% para 24%

10/09/2014

​Em nova pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a TV Bahia, Paulo Souto (DEM) permanece na liderança na disputa pelo Governo do Estado, tendo oscilado positivamente de 44% para 46% das menções. O candidato do PT, Rui Costa, continua em crescimento: sua intenção de voto era 15% na pesquisa anterior e vai para 24% na atual. Lidice da Mata, do PSB aparece em outro patamar com 6% das menções, tendo oscilado 3 p.p. para menos. Os demais candidatos - Da Luz (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) - atingem até 1% das intenções de voto cada. Eleitores com intenção de votar em branco ou anular o voto somam 11% (5 p.p. a menos do que na pesquisa anterior) e a mesma proporção (11%) ainda está indecisa com relação ao voto para governador.

Se a eleição fosse hoje, Paulo Souto seria eleito para o cargo de governador na Bahia no primeiro turno, uma vez que sua intenção de voto (46%) é maior do que a soma das menções aos outros candidatos (32%).

Destaques por segmentos
Paulo Souto tem seu melhor desempenho na faixa de 35 a 44 anos, apresentando um crescimento de 8 p.p. (de 40% para 48%), e entre eleitores com renda familiar de até 1 SM ele cresce 10 p.p. (de 39% para 49%). Já o candidato petista, Rui Costa, cresce em praticamente todos os segmentos, alcançando mais simpatizantes na faixa mais jovem, de 16 a 24 anos (28%, crescimento de 14 p.p.) e entre eleitores com renda familiar superior a 2 SM, atingindo agora 27% (era 14% em agosto). A intenção de votar em Rui Costa também foi destaque entre os homens, indo de 19% para 27% e entre eleitores com curso superior completo (de 12% para 26%).

Intenção de voto espontânea
Três em cada dez eleitores da Bahia mencionam o candidato democrata, Paulo Souto, tendo oscilado 2 p.p. para mais com relação à pesquisa anterior. Rui Costa apresenta um crescimento de 6p.p. na medida espontânea, sendo mencionado por 18% dos entrevistados e Lidice da Mata é citada por 4% dos entrevistados. Praticamente um terço do eleitorado (32%) permanece sem saber em quem votar para Governador do Estado. A proporção de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto fica em 15%. Nesta pergunta o entrevistado não recebe o disco com os nomes dos candidatos.

Segundo turno
Com relação à possibilidade de segundo turno entre os candidatos Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT), metade dos eleitores baianos (50%) declara a intenção de votar no democrata, contra 29% que têm intenção de votar no petista. A proporção de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto fica em 12%. E eleitores que não opinaram somam 9%.

Expectativa de vitória
O IBOPE Inteligência também questionou quem será eleito a Governador da Bahia e, independentemente de suas preferências, mais da metade dos entrevistados (53%) respondem que Paulo Souto será eleito. As menções a Rui Costa têm aumento de 10 p.p., sendo 20% nessa pesquisa. O índice de entrevistados que não opinam a respeito cai consideravelmente, de 33% para 24%.

Rejeição
Os índices de Paulo Souto, Rui Costa e Da Luz oscilam 3 p.p. para mais: o primeiro vai de 20% para 23%, o segundo de 17% para 20% e o terceiro de 21% para 24% das menções. Lidice da Mata é mencionada por 21% dos entrevistados. Cai para 22% (eram 32% na pesquisa anterior) os eleitores que não opinam a respeito. Nesta pergunta os eleitores deveriam mencionar os candidatos em quem eles não votariam de jeito nenhum, podendo escolher mais de um nome. 

Intenção de voto para o Senado
Geddel Vieira Lima, do PMDB, permanece liderando a disputa com 36% das intenções de voto, tendo, novamente, oscilado 1 p.p. para mais, seguido agora de mais perto por Otto Alencar, do PSD, que cresce 10 p.p. com relação à pesquisa anterior, tendo agora 27% das intenções de voto. Os demais candidatos obtêm até 4% das menções, cada um. Eleitores com intenção de votar em branco ou anular o voto somam 13% (20%, na pesquisa anterior) e indecisos correspondem a 16% das menções.

Na pergunta espontânea, quatro em cada dez eleitores baianos (40%) ainda não sabem em quem votar para senador pela Bahia. Mantém o mesmo percentual aqueles que declaram espontaneamente a possibilidade de votar em Geddel (21%) e Otto Alencar aumenta 6 p.p. com relação à pesquisa anterior, sendo lembrado agora por 18% dos eleitores do Estado. Enquanto 16% declaram a intenção de votar branco/ nulo.

Intenção de voto para presidente
Os entrevistados também foram questionados sobre sua intenção de voto para presidente e, metade dos eleitores baianos (50%) declara a intenção de votar em Dilma (PT) - na pesquisa de agosto, seu percentual era de 47%. A candidata pelo PSB, Marina Silva, mantém o segundo lugar, com 28% das menções, 5 p.p. a mais do que a leitura anterior. Aécio Neves (PSDB) oscila 1 p.p. para menos e tem agora 9% das intenções de voto. Eleitores com intenção de votar em branco ou anular o voto somam 6% e indecisos atingem 5% (oscilação de 3 p.p.para menos). Nesta pergunta um disco com o nome dos candidatos era apresentado aos entrevistados.

Espontaneamente, sem os estímulo dos nomes dos candidatos, Dilma oscila positivamente 2 p.p. com relação à pesquisa de agosto e aparece com 43% das intenções de voto, já Marina Silva vai de 18% para 22% e Aécio oscila 1 p.p para menos (de 9% para 8%). Nesta pergunta, 17% dos eleitores baianos não sabem ou preferem não responder sua intenção de voto.

Avaliação da atual administração
O IBOPE Inteligência pediu para que os entrevistados avaliassem a atual administração do governador de Jaques Wagner. A percepção apresenta apenas oscilações dentro da margem de erro da pesquisa em relação à leitura de agosto: para 39% deles sua administração é regular, enquanto 32% a consideram como ótima ou boa. Pouco mais de um quarto do eleitorado baiano (26%) avaliam negativamente (ruim ou péssimo) o seu governo. Nesta pesquisa, praticamente metade dos entrevistados (49%) aprovam a maneira de governar do atual governador, contra 39% que desaprovam. Em agosto, os eleitores estavam divididos e o índice de aprovação era de 45%, contra 44% que desaprovam sua gestão.

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados.

 

Rodada atual                         Histórico de Rodadas


                       

  

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 06 e 09 de setembro de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 1512 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela Televisão BAHIA S.A.
Registro: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob registro nº BA-00020/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00581/2014.
Data de Publicação:11/09/2014