Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

 Helder Barbalho e Simão Jatene seguem empatados em disputa pelo governo do Pará

31/08/2014

​A segunda pesquisa de intenção de voto no Pará realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a TV Liberal aponta os candidatos Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB) numericamente empatados com 40% das intenções de voto cada. Em relação à primeira pesquisa realizada no Estado, Barbalho oscilou positivamente 2 pontos percentuais (p.p.) e Jatene 3 p.p.. Os demais candidatos (Marco Antonio, do PCB, Zé Carlos do PV, Marco Carrera, do PSOL e Elton Braga, do PRTB) têm até 2% das menções, cada. Eleitores paraenses com a intenção de votar em branco ou nulo seguem sendo 5% e os que preferem não responder permanecem 9%. A situação de empate entre o candidato do PMDB e o candidato do PSDB levaria, hoje, as eleições para o segundo turno.

Destaques por segmentos
Helder Barbalho tem seu melhor desempenho entre os eleitores paraenses de 16 a 24 anos, com 46% das intenções de voto. Esse segmento também se destaca em relação à medição anterior, variando de 35% para 46%, assim como entrevistados com renda familiar mensal entre 1 e 2 salários mínimos (variação de 35% para 44%), com os de escolaridade de 5ª a 8ª série (35% a 40%) e com aqueles com 55 anos e mais (29% a 34%).

O candidato à reeleição, por sua vez, tem seu melhor desempenho entre os entrevistados com renda familiar mensal até 1 salário mínimo, obtendo 45% das intenções de voto. Jatene se destaca entre os eleitores de 25 a 34 anos, variando de 34% na pesquisa anterior para 44% nesta rodada; entre aqueles com renda familiar mensal até 1 salário mínimo, com variação de 37% a 45%; entre os menos escolarizados (até 4ª série do Ensino Fundamental), variando de 29% a 37% e entre os mais velhos (de 27% a 33%).

Na pergunta espontânea, quando não há a apresentação de disco com o nome dos candidatos, pouco mais da metade dos eleitores do Pará (55%) não opina quanto à intenção de voto para governador. As intenções de voto no candidato peemedebista variam de 22% para 19% e Simão Jatene cai 5 p.p., indo de 24% para 19% nesta medição.

Segundo turno
O IBOPE Inteligência simulou um cenário de segundo turno entre Simão Jatene e Helder Barbalho. Os candidatos estão, neste momento, tecnicamente empatados, tendo o candidato do PMDB 43% das intenções de voto, enquanto o atual governador é mencionado por 42% dos entrevistados. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto são 5% e os que preferem não opinar totalizam 10%.

Expectativa de vitória
Independentemente de suas intenções de voto, são 42% os eleitores que creem que Helder Barbalho será eleito governador do Pará, 5 p.p. a mais do que foi observado na pesquisa anterior. Aqueles que acreditam que o atual governador será reeleito são 40%, variação positiva de 3 p.p. em relação à primeira rodada feita no Estado. Eleitores que não sabem ou não respondem são 16%.

Rejeição
Três em cada dez entrevistados paraenses declaram não votar em Simão Jatene de jeito nenhum, enquanto Helder Barbalho é citado por quase um quarto dos eleitores (23%). Ambos se mantêm estáveis em comparação à pesquisa anterior. Os demais candidatos apresentam índices de rejeição entre 10% e 12%. Eleitores que declaram, de maneira espontânea, que poderiam votar em qualquer candidato são 8% e os que preferem não opinar são 21%. Nesta pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

Intenção de voto para o Senado
O candidato ao Senado Paulo Rocha (PT) tem 23% das intenções de voto, 7 p.p. a mais do que obteve na primeira medição, seguido de perto por Mario Couto (PSDB) que é mencionado por 17% e Jefferson Lima (PP), com 13%; ambos se mantêm no mesmo patamar observado anteriormente. Duciomar Costa (PTB) tem 7%, 7 p.p. a menos do que obteve na primeira medição feita no Estado. Os demais candidatos (Helenilson Pontes, do PSD, Angela Azevedo, do PSTU, Professor Simão, do PV, Enfermeira Marcela Tolentino, do SD, Renato Rolim, do PCB, Pedrinho Maia, do PSOL e Eliezer Barros, do PRTB) têm até 4% das intenções de voto, cada, e permanecem no mesmo patamar. Eleitores paraenses que têm a intenção de votar em branco ou nulo são 8% e aqueles que não sabem ou não respondem somam 21%.

Na pergunta espontânea, eleitores indecisos quanto ao voto para Senador aumentam de 54% para 79% na atual medição. O candidato Paulo Rocha tem 4% das intenções de voto, 4 p.p. a menos do que o observado na primeira pesquisa. Jefferson Lima e Mario Couto são mencionados por 3% cada um, tendo uma queda de 4 p.p. e 5 p.p., respectivamente. A intenção de votar em branco ou anular o voto varia de 10% para 7%.

Intenção de voto para presidente
No Pará, a candidata à reeleição Dilma (PT) tem 46% das intenções de voto, ao passo que Marina Silva (PSB) é mencionada por 29% dos entrevistados e Aécio Neves (PSDB), por 9%. Os demais candidatos (Pastor Everaldo, do PSC, Luciana Genro, do PSOL, Zé Maria, do PSTU, Eduardo Jorge, do PV, Eymael, do PSDC, Levy Fidelix, do PRTB e Rui Costa Pimenta, do PCO) têm até 2% das menções cada um. Eleitores paraenses que têm intenção de votar branco ou nulo são 3% e aqueles que preferem não opinar totalizam 8%.

Espontaneamente, a candidata petista é mencionada por 34% dos entrevistados, enquanto Marina Silva tem 19% das intenções de voto e o candidato do PSDB, 7%. Eleitores com a intenção de votar branco ou nulo são 4% e pouco mais de um terço (34%) prefere não opinar.

Avaliação da atual administração
A administração do governador Simão Jatene é avaliada como regular por 46% dos entrevistados, como positiva (ótima/boa) por 29%, e como ruim/péssima por 22% (queda de 6 p.p.). A forma como o governador vem administrando o Pará é aprovada por 52% e desaprovada por 42% (5 p.p. a menos em relação à primeira rodada da pesquisa no Estado).

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados.

 

Rodada atual                         Histórico de Rodadas


                       

  

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de agosto de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante:pesquisa contratada pela Televisão Liberal LTDA.
Registro:registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob registro nº PA-00008/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00459/2014.
Data de Publicação:01/09/2014